top of page

História do Drink Moscow Mule


Durante o final dos anos 30, a empresa de vodka russa Smirnoff estava prestes a entrar em falência. Em 1941, o empresário de bebidas John G. Martin resolveu investir 14 mil doláres para chamar a marca de sua. O homem foi considerado maluco, já que durante aquela época, em clima de Guerra Fria, o que os americanos menos gostariam de beber era algo proveniente da Rússia.

Um dia, visitando o famoso bar Cock’n Bull, em Los Angeles, de seu amigo Jack Morgan, descobriu que ele também tinha um problema parecido: um estoque encalhado de Ginger Beer (cerveja de gengibre). Foi então que John teve a brilhante ideia de juntar o útil ao agradável e misturar sua vodka com a cerveja de Jack para criar um coquetel.

E aí começa uma das controvérsias na história da bebida: uma delas é que a imigrante russa Sophie Berezinski foi para os Estados Unidos com 2.000 canecas de cobre com o objetivo de vendê-las. Então, a moça teria tido sorte ao encontrar a dupla no Cock n’ Bull. Outra versão é que a namorada de Jack, Ozaline Schmidt, havia herdado uma fábrica que usava o cobre como matéria prima, ouviu a conversa dos amigos e resolveu fazer parte do negócio.

Tem início então uma bela jogada de marketing: Martin adquiriu uma câmera no estilo polaroid (uma grande inovação para a época), e passou a frequentar bares ensinando como fazer o drink. Ao final ele tirava uma foto do bartender segurando uma garrafa da vodka Smirnoff e uma caneca com Moscow Mule. E então usava as fotos para que os outros bares soubessem do sucesso da novidade.

Independente da história, a primeira versão do Moscow Mule nasceu a partir de vodka, cerveja de gengibre e um toque de limão na charmosa caneca de cobre, que ajuda a manter a bebida gelada por mais tempo.

No Brasil costuma ser carinhosamente chamada de “drinque da canequinha” e geralmente servido com espuma, um adaptação exclusivamente brasileira e que não existe na receita original , A adaptação brasileira foi criação de Marcelo Serrano, que resolveu criar uma espuma de gengibre caseira pela dificuldade de se encontrar cerveja de gengibre no Brasil.

Moscow Mule

Receita de Moscow Mule Original

15 ml de suco de limão

60 ml de vodka

180 ml ginger beer

Teor alcoólico do drink Moscow Mule: 14,81%.

Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page